sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cem, outro sessenta, e outro trinta! O que é isso?


A Bíblia não deve ser interpretada de acordo com a nossa própria vontade. Tirando definição de um texto, levando para uma linha de raciocínio, que não corresponde com o contexto Bíblico. Por isso sempre temos que usar a hermenêutica e a exegese, para trazer o entendimento.

Não vamos forçar um texto ou um versículo bíblico para satisfazer uma linha de pensamento próprio.

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. Apocalipse 22:18-20.

Devemos ter um compromisso com a Palavra de Deus de levá-La da forma genuína. Não adulterando a Palavra de Deus em benefício próprio.

Cuidado! Todos nós prestaremos contas de nossas atitudes para com a Palavra de Deus. Trabalhe para sua salvação e para que também não seja pedra de tropeço para outros que precisam desta Salvação, levando falsas interpretações da Palavra para atingir seus objetivos e não o de Deus.

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 Pedro 2:1.

O Sr Jesus nos instrui a buscar o Reino de Deus, e Nela fundamentar nossa vida e não nas coisa deste mundo.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33.

Devemos ajuntar tesouros no Céu, com nossas atitudes de retidão para com a Palavra de Deus.

Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Mateus 6:20.

O Sr. Jesus passou cerca de três anos e meios pregando o Reino Celestial, ensinando como os homens deveriam andar para alcançar com Ele a eternidade. Deixou seus mandamentos para serem cumpridos, e ensinou que ninguém poderia servir a dois senhores.

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mateus 6:24

O Sr. Jesus ensinou que o Reino de Deus é mais importante do que qualquer outra coisa e que nos esforcemos para entrar Nele.

A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.Lucas 16:16.

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17.


O Sr. Jesus Cristo instrui a não se envolver com as riquezas deste mundo. A fascinação das riquezas tem levado muitos a tropeçarem e perderem a comunhão com Deus, esquecendo que não vai viver eternamente nesta vida física.

Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:20.

O Sr. Jesus perscruta nosso coração e verifica onde ele esta focado. 

E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Mateus 19:22.

Neste tempo em que vivemos a ganância ao consumismo pelas coisas deste mundo está cada vez mais forte. Com o multiplicação da ciência vemos um mundo cada vez mais voltado nas coisa terrenas. Tempo em que a cada momento é lançado um produto novo no mercado e cada vez mais atraente ao desejo dos olhos.

E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.

Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.

Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;

Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.
Lucas 17:26-29

Como as coisas deste mundo estão cada vez mais forte para puxar o ser humano a desejar cada vez mais as coisas deste mundo.

Alguns interpretam trechos da Biblia para satisfazer o seu ego e de outros, usando a Palavra de Deus, fora de contexto, para trazer esta satisafação, mudando a concepção do que o texto diz, e interpretando de forma leviana de que plantar com dinheiro ou qualquer outra coisa vai receber trinta, sessenta e até cem vez mais.

Que Deus levante cada vez mais pessoas comprometidas com o ensino genuíno da Sua Palavra, para o alicerce da nossa geração e das gerações vindoura. Caso o Sr Jesus não volte nesta nossa geração.

A mudança de vida do cristão precisa ser vista dia após dia pelas suas atitudes, caso contrário está perdendo tempo, iludindo-se.

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos .Tiago 1:22.

Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. 2 Timóteo 3:13.

Não se pode esconder as verdades do Evangelho que é mudança de vida, para atingir interesses próprios, cavando condenação para sí e para os que o ouvem.

Deus não vende bênçãos. Já somos abençoados em Cristo Jesus.

Jesus ensinou a fugir da ganância desenfreada pelas coisas deste mundo, mas que buscassem o Reino do Céu e a sua Justiça. Ele tem cuidado de nós.

Vejamos esta parábola que Jesus ensinou sobre o quanto cada um recebe com a atitude correta em seu coração:

Livro de Lucas

E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola:

Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram;

E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade;

E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram;

E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta?

E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.

Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;

E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;

E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;

E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;

E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.

E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz.

Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz.

Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado. Lucas 8:4-18.

Livro de Mateus 

E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia....Mateus 13:2. 

... Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.

Escutai vós, pois, a parábola do semeador.

Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.

O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;

Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Mateus 13:17-24. 

Esta parábola encontra-se na Bíblia Sagrada no livro Lucas e de Mateus. São Sinópticos, porque apresentam grandes semelhanças na narrativa.

Pode se ver que os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas, estão sufocando a Palavra de Deus.

Aconselho a não brincar com sua Salvação nem ser pedra de tropeço para outros.

- Um produz cem, outro sessenta, e outro trinta, vimos bem de que Jesus está falando do nosso coração em relação a Palavra de Deus. E a terra é o nosso coração de como cada um recebe a Palavra e a põe em prática.

O fruto que devemos ter  é bondade, justiça e verdade. Efésios 5:9

...fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade,
Gálatas 5:22

Por isso sejamos sempre uma boa terra para com a Palavra de Deus. Tenhamos um coração ensinável e não endurecido, para receber tudo que Sr. Jesus tem para nós da sua Palavra.

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Efésios 4:13-14

Não sejamos mais meninos na Palavra de Deus!

Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos da Palavra de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.

Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.

Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. Hebreus 5:12-14.

Jesus esta voltando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário